quinta-feira, 24 de abril de 2014

Divagações Parte 2 - Planos mirabolantes

Por falar em fama na internet, estou levando isso muito a sério. Já andei até pesquisando modos de me tornar uma web celebridade. O ideal seria começar a escrever algo de que eu goste e que alcance um público grande. Não li isso em lugar algum, mas se eu decidir falar sobre assuntos pouco profundos e mais fúteis, obterei mais sucesso. Afinal, quem quer ficar lendo divagações sobre a vida de uma desconhecida? Nem as divagações dos mais chegados nós queremos saber, quanto menos de desconhecidos. Se quiser falar de si mesmo, que seja sobre o cabelo e sua história com o cabelo. Ou sobre o corpo e como conseguiu emagrecer sem ficar flácida e cair no bisturi. Dicas quentes para curar as estrias. Papo sobre a melhor henna para pintar sobrancelha. Sobre os lançamentos da perfumaria. Enfim, as pessoas querem saber de tudo, menos sobre sua vida, a não ser que você seja realmente famoso, daí suas divagações podem até se tornar interessantes, mas tampouco divague muito pois isso enjoa a massa. A massa não quer muito conteúdo nem profundidade, ela quer informação fast-food, coisas rápidas e gostosas, mesmo que elas não alimentem.

Isso me fez lembrar um amigo que produz músicas boas e com conteúdo e que se mata para fazer sua banda alavancar. O problema é justamente o fato de ele ser apenas profundo, não fazendo grande esforço para ser fútil e comercialmente divertido. Veja as boas bandas que estão fazendo um certo sucesso aí... Elas devem ter tido QI, além de estarem próximas do trecho Rio-SP e terem em seu repertório muitas músicas dor-de-cotovelo - que são as chaves para o sucesso. Daí vocês me perguntam: e Karina Buhr, e as outras bandas pernambucanas que aparecem no jetset? Não sei, realmente não sei o que dizer. Tenho que pesquisar. Mas sem dúvidas existe uma estratégia de marketing bem elaborada. E hoje as estratégias de marketing inteligentes e bem elaboradas levam muitíssimo em conta as redes sociais. Conheci várias bandas fuçando Orkut e Facebook de amigos.

É disso que meu amigo precisa. Já que não está no trecho Rio-SP e não tem QI's, é bom que ele se torne um Tico Santa Cruz, polêmico e polemizador. É importante que ele faça de tudo para chamar a atenção, mas deve fingir que não quer chamar a atenção. Afinal, existe algo mais charmoso que famoso discreto e misterioso? Só se for um famoso discreto gato e inveteradamente romântico. Aí, meu bem, não há quem resista. É a receita do sucesso!

Se querem pão e circo, deem-lhe pão e circo, oras! Isso faz parte de qualquer show, meus amores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário